segunda-feira, 20 de setembro de 2010

DIREITO DAS CRIANÇAS

Aluna: Chaline Consoladora da Silva
Turma: 6ª série B
Professora: Valéria Moretto Pagnoncelli


A Declaração Universal dos Direitos das Crianças garante às crianças o direito à educação, o direito de não trabalhar e não ser exploradp, o direito à alimentação e a cuidados médicos. Será que esses direitos vêm sendo respeitados em nosso país?
Toda criança como cidadã possui deveres que precisam ser cumpridos, mas também possui direitos que devem ser respeitados: transporte, saúde, alimentação, educação, moradia, informação, saneamento básico.
Direitos esses que em nosso país não são proporcionados a grande maioria das crianças.
Há crianças que têm todos esses direitos e muitos garantidos para toda vida, pois levam uma vida digna sem decepções, uma vida alegre sem preocupações.
Mas uma grande parte sofre com o abandono, com a fome e a sede, não têm estudo, educação, vivem nas ruas sem o mínimo de condições, pedindo esmolas e tendo que trabalhar para sobreviver.
Crianças que sonham na esperança de um mundo melhor. Muitas delas morrem vítimas de violência humana e morrem com essa esperança dentro do peito.
E o que mais dói é que são poucas que conseguem abrigo ou uma família feliz.
É triste, mas é a dura realidade do país. Por trás de todas as belezas e riquezas, o Brasil possui outra realidade. A versão do sofrimento, do abandono, da destruição e da violência. E pouco se faz para melhorar essas condições.
Enquanto isso o governo investe em empresas e eventos mundiais, que custam milhões. Por que não investir em coisas que vão proporcionar benefícios diretamente ao povo e principalmente às crianças?
Esses eventos mundiais de nada servem para esta realidade, não melhoram em nada.
Enquanto isso, o sofrimento, a tristeza, a angústia, a violência e a morte que se torna tão comum nos dias hoje continua.
Mas não podemos perder a esperança, pois ser criança é viver um mundo repleto de sonhos e fantasias. Vamos seguir em frente lutando sempre mais com um único objetivo: fazermos um mundo melhor.


Página 22.

Nenhum comentário:

Postar um comentário